O desafio de exaltar a moçambicanidade foi e é um sinal vivo de que o, Centro Cultural Machavenga continua a trabalhar em prol das nossas artes, sendo a sua maior aposta abrir uma janela, pela qual as artes e música moçambicana se farão de forma célere ao mundo.
À esteira desta vontade de materializar quimeras, estamos a trabalhar na busca de recursos para equipar o Centro e proporcionar um serviço complete para formações, restauração, produção e assessoria para eventos. Fique atento às informações!
Um Instrumento para Cada Criança (UIPCC), é um projecto educacional que tem a musica e as artes como a formula única e inovador, de proporcionar, numa ( fase piloto ) às crianças dos 4-16 anos, dos bairros Machavenga e Josina Machel (tofo), a oportunidade de aprender aulas básicas de artes e ofícios dentro das seguintes disciplinas:
Mulher + Arte + Desenvolvimento - Empoderamento da Mulher e da Rapariga para Liderança na Industria Criativa, é um projecto da Associação Matapa através do seu Centro Cultural Machavenga, que visa empoderar 50 Mulheres do Bairro Machavenga através de formações que não só fornecem conhecimentos teóricos mas também oferece ferramentas de negocio com base nos princípios da economia criativa para que se possa acelerar o desenvolvimento na comunidade de Machavenga.
SonArte - é uma incubadora de raparigas e jovens proposta pelo Centro Cultural Machavenga e visa criar um fórum de discussão dos problemas que as raparigas e jovens de Inhambane enfrentam e fomenta a busca de soluções nas áreas de: Educação & Formação, Empreendedorismo, Desenvolvimento Comunitário através do Associativismo, ativismo, Integração na era digital e acesso aos espaços do centro para iniciativas de desenvolvimento das industrias criativas sem tabus.
Apoio directo no melhoramento da plataforma artística já existente no País e na província de Inhambane, através de formação dos agentes culturais e apresentação de uma programação Artístico -Cultural, que contribui para o desenvolvimento das industrias criativas de Moçambique e o reconhecimento dos artistas como contribuintes para economia local.
A nosso prioridade é a de reconhecer e servir os interesses das comunidades locais e dos artistas nacionais, cuja sua actividade valoriza a identidade nacional, e cria oportunidades de incluir crianças e mulheres desfavorecidas na sua programação