Depois de 3 anos dedicados na construção da nossa sede (Matapa Musica & Arte) e, actual Centro Cultural Machavenga, onde desenvolvemos parte dos nossos projectos, julgamos ter sido oportuno abrir as portas para o público acompanhar as acções do nosso projecto social e cultural, com o lançamento do MADFest = Mulher + Arte + Desenvolvimento, que teve lugar de 2-23 de Abril de 2022 no Centro Cultural Machavenga com eventos paralelos no Tofo.
O projecto, surgiu da necessidade de criar mais espaços de diálogo sobre as desigualdades que tem contribuído para um crescimento cada vez mais lento na integração das mulheres nas posições chaves das artes, cultura e desenvolvimento, bem como permitir encontros informais entre as mulheres para que possam dialogar e inspirar as raparigas e todas as gerações vindouras a fazerem as suas escolhas sem o medo da sua condição feminina.
Desta forma, sintam-se convidado (as) a fazer uma viagem connosco aos momentos do Festival, através das imagens aqui, e, permitam-nos agradecer a todos os parceiros, artistas e o público por terem proporcionado tudo para que o Festival se tornasse realidade. À Embaixada da Espanha por ter apoiado a presença Dilayla Romeo & Maria Elisa Chin e por ter participado da iniciativa com uma representante, a Sra. Alejandra Lopez, À Empresa Boa Gente, por ter sido a primeira parceria do projecto na categoria de desenvolvimento e ter permitido um encontro que resultou numa parceria Empresa-Artista. Os nossos agradecimentos de apreço.
Para materializar esse desejo, fizemos propostas de parcerias à varias instituições e o sector privado, sem muito sucesso, dada a nossa condição de Centro Cultural por abrir de acordo com as mesmas. Outras fizeram promessas que depois não cumpriram, colocando a nossa programação em risco e credibilidade em causa. Coisas de Moçambique. Por fim, algumas reconheceram o mérito do projecto e decidiram embarcar na nossa aventura, o que permitiu o lançamento da primeira edição com programação reduzida, bem acolhida e, que ganhou raizes para que possamos assumir o seu regresso em 2024.
O Festival abriu portas para uma nova narrativa cultural em Inhambane, onde o valor artístico esteve em constante diálogo com a identidade e os valores culturais, quer nas conversas, nos debates, nos palcos e nas telas. Escolhemos mulheres exemplares como convidadas de Maputo, para se juntarem as outras de Inhambane e trocarem experiências e possibilidades de colaborações. Tivemos um público misto e representando várias idades, propondo um desafio para que o Festival tenha em consideração a criação de uma programação infantil.
Um Instrumento para Cada Criança (UIPCC), é um projecto educacional que tem a musica e as artes como a formula única e inovador, de proporcionar, numa ( fase piloto ) às crianças dos 4-16 anos, dos bairros Machavenga e Josina Machel (tofo), a oportunidade de aprender aulas básicas de artes e ofícios dentro das seguintes disciplinas
Apoio directo no melhoramento da plataforma artística já existente no País e na província de Inhambane, através de formação dos agentes culturais e apresentação de uma programação Artístico -Cultural, que contribui para o desenvolvimento das industrias criativas de Moçambique e o reconhecimento dos artistas como contribuintes para economia local.
SonArte - é uma incubadora de raparigas e jovens proposta pelo Centro Cultural Machavenga e visa criar um fórum de discussão dos problemas que as raparigas e jovens de Inhambane enfrentam e fomenta a busca de soluções nas áreas de: Educação & Formação, Empreendedorismo, Desenvolvimento Comunitário através do Associativismo, ativismo, Integração na era digital e acesso aos espaços do centro para iniciativas de desenvolvimento das industrias criativas sem tabus.
A nosso prioridade é a de reconhecer e servir os interesses das comunidades locais e dos artistas nacionais, cuja sua actividade valoriza a identidade nacional, e cria oportunidades de incluir crianças e mulheres desfavorecidas na sua programação
Mantenha-se actualizado a programação cultural e oportudides de rede internacional