O Centro Cultural Machavenga é criado para dedicar-se à celebração da diversidade cultural através de apresentação de propostas culturais de todo o mundo, organização de festivais, intercâmbios, programas de educação comunitária e de apoio aos artistas nacionais, mulheres, crianças e jovens, bem como de encorajamento no melhoramento das políticas culturais nacionais.
Engajar e aumentar o nível de envolvimento da comunidade moçambicana em atividades artísticas, culturais e de desenvolvimento comunitário.
Através de processos criativos, incentivar o uso racional de resíduos sólidos para geração de renda para as comunidades
Estabelecer um programa de formação gratuita em musica e artes para crianças.
Estabelecimento e envolvimento em redes culturais locais, nacionais e internacionais.
Estabelecer Inhambane como um ponto de referência nas digressões e publicações artístico-culturais internacionais através da nossa programação cultural, realização de pesquisas e respectivas publicações.
Estabelecer programas que estimulem colaborações entre comunidades e artistas de culturas e países diferentes através de intercâmbios nacionais e internacionais
Criar oportunidades para exportação do produto artístico-cultural moçambicano para mercados internacionais.
Promover o interesse em práticas musical, literária, artes visuais e artes cénicas
Estabelecimento e envolvimento em redes culturais locais, nacionais e internacionais.
Promover o maior entendimento das artes moçambicanas localmente e pelo mundo. Expôr o nosso público aos artistas menos conhecidos, que de certa forma não haveria outra oportunidade de os conhecer se não através da nossa programação. Por outro lado, pretendemos desenvolver um novo público e uma nova abordagem no cenário artístico cultural moçambicano, através da formação de mulheres, crianças e jovens nas diferentes áreas artísticas e de desenvolvimento comunitário.
Aspectos Fortes e Fraquezas: Já provamos a nossa habilidade de fazer coisas, criamos um público e desenvolvemos actividades a partir do nada ou com poucos recursos. Os anos de experiência que levamos como indivíduos e, ou como organização, permitiram desenvolver uma plataforma enraizada no sucesso local e internacional. A partir dos erros cometidos ao longo dos anos, asseguramos com certeza o sucesso desta iniciativa, que começa com a apresentação de um Centro Cultural criado de raiz, cuja a governação conta com a experiência e apoio de organizações similares nacionais e parceiros internacionais.
Integridade e profissionalismo
Compromisso com a transparência perante a comunidade artística, governamental e o público.
Compromisso com a criação de oportunidades para todos, independentemente das origens, género, idade ou estatuto social.
A nosso prioridade é a de reconhecer e servir os interesses das comunidades locais e dos artistas nacionais, cuja sua actividade valoriza a identidade nacional, e cria oportunidades de incluir crianças e mulheres desfavorecidas na sua programação
O nosso projecto já desenvolve acções sociais de grande relevo na zona onde esta estabelecido. Empregamos mão de obra local no processo de construção, abrimos um furo de agua que forneceu agua potável aos vizinhos do Centro, o projeto trouxe uma linha elétrica que está a alimentar cerca de 9 famílias com energia elétrica. O nosso objectivo é o de continuar a empregar mão de obra local, oferecer bolsas de estudo as crianças locais e em particular as raparigas e assegurar uma formação básica de modo que as comunidades locais estejam preparadas para o desenvolvimento local e social que o centro propõe. O Centro por si, apresenta-se como uma infra-estrutura de desenvolvimento social, que abre portas para o enquadramento de obras comunitárias dentro do Centro contribuindo desta forma para o desenvolvimento social e comunitário.
O centro cultural não depende apenas de financiamento, mas busca sustentabilidade. Para isso, planeja criar uma Guest House, Restaurante/Bar e espaço verde para eventos. Assim, poderá gerir recursos para manter a programação ativa.
Mantenha-se actualizado a programação cultural e oportudides de rede internacional